Páginas

Viaje para Ilhéus

sábado, 12 de dezembro de 2009



Certos lugares transitam entre o real e a ficção. Passear por suas ruas não é apenas encontrar pessoas de carne e osso, mas cruzar com personagens forjados pela pena de escritores. É o caso de Ilhéus. Sua história pode ser dividida em duas partes, antes e depois de Jorge Amado, um dos maiores romancistas brasileiros. Nascido em 1912, ele foi registrado no município de Itabuna, vizinho à cidade. Mas os nativos garantem que ele veio ao mundo na fazenda Auricídia, que na época fazia parte de Ilhéus.

A cidade respira um eterno romance. Ela parece saída de páginas escritas à varanda de um casarão à beira mar. É formada por ruas pequenas ao centro, com construções históricas, misturadas à modernidade moderada de um local praiano, ou seja, com edifícios de menor porte. E claro, há um grande centro comercial.

À medida que entramos no clima do lugar, percebemos que Jorge Amado é o grande autor do turismo, em museus, bares e muita cultura. A Casa de Cultura, por exemplo, está estabelecida na casa em que o escritor passou parte de sua infância, além de levar seu nome. Também é importante dizer que foi o próprio local que o inspirou em suas obras.

Entre todas as histórias ouvidas pelas ruas – e olha que o povo gosta de conversar –, uma chamou a atenção. Nem todos os moradores da cidade têm apreço pelo escritor. O que menos o suporta é justamente o dono do Bar Vesúvio, um dos cenários do romance Gabriela, Cravo e Canela. O motivo? Todos os visitantes que passam por lá perguntam sobre Gabriela. No livro ela é a esposa do turco dono do bar, mas, na realidade, a esposa do dono chamava-se Dona Lurdes. E também fazia um kibe excepcional!

Ilhéus tem praias maravilhosas, tem alegria todos os dias, ao norte ou ao sul, por onde se estendem locais pouco explorados ou grandes barracas de praia. Para quem gosta de natureza e paisagens virgens, o melhor é que se vá para o norte, no sentido de Itacaré. É ao sul, na direção de Olivença, que se encontra o agito, com direito a música ao vivo e muitas opções para a alimentação. Por este caminho estão as melhores estruturas para famílias.

Nos passeios, o destino não deixa a desejar. Pelo contrário, é um complemento e tanto à viagem. Para todos os gostos, em excursões através de trilhas de ecoturismo e praias quase desertas, em cultura, em alto-mar, eles são atrativos indispensáveis ao turista que busca preencher os dias de estadia. Além do fato de ser um excelente meio para conhecer a região.

A terra do cacau também reserva boas noitadas, seja no centro da cidade, próximo ao núcleo Jorge Amado, ou depois da ponte, no sentido aeroporto, à beira mar. São noites bem agradáveis, em locais que parecem atrair, diariamente, um público que não precisa de descanso. E fique atento, você poderá cruzar com Gabriela, Nacib ou Tonico Bastos pelo caminho.


O que comer em Ilhéus

Gastronomia

As refeições baianas são de muito bom gosto e bem saborosas. Como se não bastasse, são suficientes para mais pessoas do que realmente se apresentam dos cardápios...

Berimbau

Rua Marquês de Paranaguá, 321 – Centro - Tel: (73) 3231-8089
Para quem está em passeios pelo centro da cidade e não quer perder muito tempo, o Berimbau é um restaurante de refeições rápidas e self service. Apesar de pequeno o local é bem agradável.

Brasil a Gosto

Av. Dois de Julho, 110 – Centro - Tel: (73) 3231-3389
Também situado ao centro de Ilhéus, o Brasil a Gosto atende como restaurante self service durante o dia e pizzaria à noite. O ambiente é agradável, logo ao lado do Bataclan.

Maróstica Ristorante

Av. Dois de Julho, 966 – Centro - Tel: (73) 3634-5691
Até mesmo uma tradicional cantina italiana é encontrada em Ilhéus. Os pratos à la carte são de sabor incomparável e o ambiente traz boas noites românticas.

Batuba Beach

Rodovia Ilhéus-Olivença, km 16 - Tel: (73) 3269-1101
É a melhor opção para quem deseja almoçar ou jantar à beira mar. O Batuba é uma barraca de praia imensa, com diversas atrações musicais e bom atendimento.



Vida noturna de Ilhéus

Barrakitika

O bar é um dos mais procurados de Ilhéus, principalmente quem está ligado às artes. Nas noites de sexta-feira suas mesas tomam toda a calçada e, por elas, se vê muita boemia e bate-papo.


Vesúvio

O Vesúvio é o bar mais famoso de Ilhéus. Como foi imortalizado por Jorge Amado, atrai muitas dezenas de visitantes, todas as noites, à suas mesas espalhadas pela calçada. O chope sai sempre gelado e é um dos locais que ficam abertos até mais tarde.


Mar Aberto

Para quem gosta de vida noturna agitada, aqui é o lugar certo. Com shows ao vivo de bandas locais, o Mar Aberto é o principal responsável pela diversão do público jovem e bonito. As noites de sábado são as mais frequentadas.


Fonte: IG Turismo

1 comentários:

Anônimo disse...

lugar maravilhoso

Postar um comentário

 
Viagens pelo Mundo | by TNB ©2010