Páginas

Litoral norte de São Paulo

quinta-feira, 26 de novembro de 2009


São Sebastião é umas das primeiras cidades da costa norte. É uma cidade histórica, seu centro têm muitas edificações antigas, resquícios do período colonial. O município abriga 78 km de paisagens e águas exuberantes, com praias como Enseada, Cigarras, Guaecá, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Paúba, Maresias, Boissucanga, Camburi, Barra do Sahy e Juquehy, entre tantas outras. Além disso, os luxuosos condomínios e as agitadas noites fazem parte do cenário de São Sebastião. Algumas praias são boas para surfar e são freqüentadas por muitos jovens, como Maresias e Cambury. As outras são mais calmas, ideais para famílias e casais que queiram relaxar.

Mais ao norte, após cruzar o canal de São Sebastião em Balsa (20 minutos), você encontrará Ilhabela. a maior ilha marítima brasileira, tem mais de 43 praias, mais de 300 cachoeiras e 14 montanhas com altitudes que variam de 600 a 1.300 metros. Ilhabela tem se tornado cada vez mais conhecida como o paraíso dos esportes náuticos. São 150 km de costas e praias, algumas ainda selvagens, de acesso possível apenas de barco. Quatrocentas cachoeiras cortam a vegetação formada por grande variedade de árvores e plantas do Parque Estadual de Ilhabela, e o mar atrai quem gosta de velejar, andar de iate, praticar surf e pesca submarina ou nadar. Sua bahía é também famosa por prover bons mergulhos em náufragos ou também na costa, com uma grande variedade de vida marinha.

Além disso, durante o século 18, esta maravilhosa ilha sofreu vários ataques piratas, o que criou lendas de que ainda há tesouros escondidos pela Ilha.

Mais ao norte, e antes da fronteira com o Estado do Rio de Janeiro, Caraguatatuba e Ubatuba conservam o cenário exuberante. Nelas, a beleza de dezenas praias contrasta com o perfil das montanhas recobertas pelo verde da Mata Atlântica. Os primeiros habitantes de Ubatuba foram os índios tamoios. A cidade é coroada de feitos históricos como a Confederação dos Tamoios, revolta indígena contra os portugueses.



Caraguatatuba era conhecida pelos índios tupis como "a enseada dos altos e baixos". A cidade, em sua formação geográfica, apresenta uma enseada com muitos recifes e pequenas ondulações de areia. Dessas formações rochosas nasceu a pedra do Jacaré, na Prainha, e ainda a pedra do Sapo. A beleza de Caraguatatuba é ainda maior pela passagem do rio das Pedras, com suas várias quedas d'água. A principal praia de Caraguatatuba é a Martin de Sá, na qual têm uma boa infra-estrutura, com campos de futebol, áreas de patinação, parques e bares cerca da areia. Durante a temporada a cidade promove vários shows de bandas brasileiras famosas que também atraem pessoas de cidades vizinhas, como a de Ubatuba e São Sebastião.


Outra região imperdível é a de Ubatuba, muito freqüentado por pessoas jovens, famílias, de turismo nacional e internacional. Fundada em 28 de outubro de 1637, seu nome originou-se de duas palavras indígenas "Uba" e "Tuba", que significam muitas canoas. Há mais de 70 praias ao longo de seus 90 quilômetros de costa. Tem a praia Vermelha do Norte e a de Itamambuca, ótimas para surfe. A Sununga, de areia grossa e mar quase sempre revolto. A pequena Domingas Dias, a agitada praia do Lázaro, a familiar praia do Tenório. E o Bonete, aonde só é possível chegar de barco a partir da Lagoinha, ou por uma trilha de 40 minutos de caminhada. E tem ainda, as afastadas Picinguaba e Almada, que formam um dos mais exuberantes trechos da costa brasileira.

A vida noturna também é muito animada durante as temporadas e as férias. Ubatuba têm opções que vão desde caminhar nas praias até uma casa noturna na praia onde tem uma maravilhosa vista do amanhecer.

Principais praias e atrações


São Sebastião
Barra do Una
Cambury
Maresias
Cascadas de Boiçucanga



Ilhabela
Praia do Poço
Praia da Jabaquara
Praia do Bonete
Cachoeira do Gato
Naufrágios
Navegação
Trekking




Caraguatatuba
Martim de Sá
Praia Massaguaçu


Ubatuba
Praia Vermelha
Praia de Itamambuca
Praia do Simão
Praia Caçandoca
Núcleo Picinguaba

1 comentários:

Anônimo disse...

Its like you read my mіnd! Үou sеem to knοω so much about thіѕ, like yοu wrotе the book іn
it or sοmethіng. I think thаt you cοulԁ ԁo ωith a
fеω ρics to drive the messаge hоmе a bіt, but insteaԁ
оf that, this is wondeгful blοg.
A fantаѕtic read. І'll certainly be back.
My website > V2 Cigs review

Postar um comentário

 
Viagens pelo Mundo | by TNB ©2010