Páginas

História de Ubatuba

quinta-feira, 26 de novembro de 2009


Origem do Nome Ubatuba

Ubatuba: ubá em nheengatu é canoa, uubá é nome de gramínea ou cana-brava de que se fazem flechas, uuba-tyba significa grande quantidade dessas gramíneas. Segundo Roquette Pinto e vários tupinólogos, uúba, uyba, ubá (nheengatu), uy, uí (guarani), significam flecha, seta; é o nome de uma gramínea, espécie de cana-brava, cana-do-rio, cana-do-reino, canavieira dos brejos, também chamada candiubá ou tabaco (gramíneas de grande porte); cana herbácea amarela, sem gomos, que serve para o fabrico de flechas, peneiras, balaios, gaiolas, etc. Para Teodoso Sampaio, o topônimo pode ser interpretado como “sítio das canoas ou das canas”. Tyba, tuba: sufixo indicador de abundância; lugar onde há muito; sítio onde crescem plantas da mesma espécie ou onde demoram aves e animais, pouso, existência, abundância. Com algumas exeções, tyba predomina no norte, e tuba no sul.


Fundação de Ubatuba

A fundação da Vila da Exaltação da Santa Cruz de Ubatuba ocorreu em 28 de outubro de 1637. A história local, porém, já foi pesquisada até o início da era cristã, quando aqui viviam populações seminômades que viviam basicamente da coleta de mariscos e da caça. Arqueólogos já estudaram os sítios do Tenório e Mar Virado, onde encontraram esqueletos, pontas de flechas e outros utensílios destes precursores dos índios.

Veja fotos de belas cachoeiras



Cachoeira do Pé da Serra:

Distante 8 km do centro da cidade, na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125 Ubatuba-Taubaté), esta cachoeira forma um belo tanque natural, ideal para banho.



Cachoeira dos Macados:

No Horto Florestal, a 7 km do Centro, na rodovia SP-125, que liga Ubatuba a Taubaté, há um acesso a esquerda antes da Estação Experimental. É uma pequena estrada de 2 km. Ela é conhecida também como Poço Verde pelos moradores. Suas águas são cristalinas.





Cachoeira da Escada:

Fica no km 1 da Rio-Santos (BR-101) perto de Paraty. É uma das melhores do município e tem formação semelhante a uma grande escada. Bom motivo para se conhecer a parte norte de Ubatuba, considerada uma das mais lindas paisagens do Brasil.

Visite Ubatuba veja aqui os melhores preços

0 comentários:

Postar um comentário

 
Viagens pelo Mundo | by TNB ©2010